Iniciar uma conversa
Clique aqui para conversar comigo!
Pesquise agora em nosso site
Com o objetivo de aproximar crianças do conhecimento científico e da conservação ambiental, o Bioparque Pantanal levou o projeto “Bioparque vai à Escola” à Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), Joana Mendes dos Santos, no bairro Parque do Sol, em Campo Grande (MS). A atividade promoveu momentos de aprendizado em educação ambiental, ciência e tecnologia para alunos e professores da instituição.
Por meio do projeto o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Bioparque Pantanal, crianças e adultos tiveram oportunidade de conhecer um pouco do maior aquário de água doce do mundo. A experiência foi enriquecida com o uso de óculos de realidade virtual, que despertou encantamento tanto nas crianças quanto nos adultos.

Contação de história abordou assuntos ambientais de forma lúdica. Foto: Eduardo Coutinho.
Além da imersão tecnológica, os estudantes puderam observar animais taxidermizados como jacaré, jaguatirica, piranha e guati e aprender sobre a importância da preservação dos ecossistemas. Durante a visita, foram distribuídas cartilhas informativas sobre os cascudos e sobre a espécie invasora leucena, ampliando o conhecimento sobre temas ambientais.
A programação ainda incuiu contação de história, conduzida pela arte educadora do Bioparque, Sueli Bonfim, que destacou a relevância do bioma pantaneiro. “Levei a história Quem era o bercinho camalote no Rio Paraguai, de Maristela Benites, e também falei sobre a leucena, as abelhas sem ferrão e a mata ciliar. As crianças compreenderam a importância de cuidar do meio ambiente”.
Jânia Cruz de Oliveira, diretora da EMEI ressaltou o impacto positivo da ação. “É muito importante trabalhar o tema da educação ambiental. Sinto que as atividades contribuíram significativamente com o aprendizado. Agradeço a vinda desses profissionais, que ensinaram muito às crianças e aos professores”.
A estudante Dioni Vitória, de cinco anos, demonstrou entusiasmo com a experiência. “Eu aprendi a cuidar dos animais e achei bonitinho o jacaré, nem tive medo”, contou.
Reforçando um dos pilares do empreendimento, a Educação Ambiental, a iniciativa do Bioparque Pantanal, o “Bioparque vai à Escola” contribui para despertar o cuidado com a biodiversidade e promover o sentimento de pertencimento entre crianças e educadores.
Caio Henrique Romero e Gabriel Issagawa
Fotos: Eduardo Coutinho