Iniciar uma conversa
Clique aqui para conversar comigo!
Pesquise agora em nosso site
Com a presença de estudantes, o Bioparque Pantanal lançou nesta sexta-feira (31), o Alfabeto do Clubinho Pantaneiros, material didático-pedagógico pensado para relacionar as letras do alfabeto com os mascotes do complexo e com a ictiofauna visualizada durante o percurso no local.
O material desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque (NEA) tem como finalidade auxiliar professores em atividades de sala de aula e o púbico em geral a reconhecer a variedade da fauna e flora do Pantanal Sul-Mato-Grossense.
Profissionais da educação podem utilizar o alfabeto como recurso visual de aprendizagem interativa, mural no processo de apreensão dos sons e escritas das palavras, cartas em jogos de mesa, estimulando a criação de palavras entre duplas de participantes, recurso para a leitura de imagens com associações aos fonemas das palavras e estímulo à pesquisa sobre animais contemplados nas letras.
Maria Fernanda Balestieri, Diretora-Geral do Bioparque Pantanal, destaca o mais novo lançamento como uma ferramenta de educação ambiental. “Sabemos do potencial do Bioparque em alcançar um público significativo de estudantes e atividades voltadas ao conhecimento das riquezas ambientais é uma forma de plantar a semente da preservação”.
De acordo com a coordenadora do NEA, Hera Luana Luiz o material lúdico-pedagógico tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças e jovens que visitam o Bioparque. “O Alfabeto do Clubinho Pantaneiros contempla os animais que aqui vivem, a cultura local e os próprios personagens do Clubinho, a fim de sensibilizar o público infanto-juvenil sobre o meio em que estão inseridas, levando à preservação ambiental e cuidados com a natureza”, explicou.
O NEA possui uma equipe de professores multidisciplinares, que pensa e desenvolve, com muita dedicação, atividades e materiais pedagógicos para o público estudantil, pensando sempre na autonomia e protagonismo dos jovens e das crianças que passam pelo Bioparque.
Rosana Lemes
Fotos: Eduardo Coutinho