Iniciar uma conversa
Clique aqui para conversar comigo!
Pesquise agora em nosso site
O Bioparque Pantanal celebrou o Dia das Crianças neste sábado (11) com muita magia e encantamento, atraindo visitantes de todas as idades. O maior aquário de água doce do mundo preparou uma série de surpresas e atividades que reforçaram a conservação, educação ambiental, cultura e lazer.
A programação começou logo cedo com o Global Big Day, que reuniu os apaixonados por aves. Eles contribuíram para o conhecimento da biodiversidade local, participando da identificação e observação de espécies na passarela de contemplação.
Durante o dia a diversão continuou com brinquedos infláveis da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), e também a Oficina de Nós no espaço da Marinha do Brasil, garantindo a alegria da criançada. Foi um dia repleto de celebração, aprendizado e experiência.
O ápice do dia foi a aparição de dois personagens mágicos, a sereia e o Herói das Águas. A troca de olhares entre os personagens e o público foi encantadora. Kauane da Silva, de 8 anos, ficou deslumbrada com a Sereia e o novo personagem. “Gostei muito de ver eles de perto, foi diferente”.
Projeto Cascudos do Brasil
Além da magia dos personagens, os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto “Cascudos do Brasil” trabalho de conservação desenvolvido no Bioparque Pantanal. Na ação, foram distribuídas cartilhas informativas sobre a espécie, e o público pôde observar filhotes de cascudos reproduzidos no Centro de Conservação de Peixes Neotropicais do Bioparque Pantanal (CCPN). A iniciativa permitiu o conhecimento sobre esse peixe tão curioso do ecossistema.
O biólogo-curador do Bioparque Pantanal, Heriberto Gimenêz Junior, falou que ver as crianças observando os cascudos trouxe uma emoção grande. “Investigamos muito a parte de comportamento, alimentação e reprodução desse grupo de peixes magníficos, estar aqui hoje mostrando o resultado de três anos de pesquisa é uma realização profissional muito grande. Minha criança interior celebra junto com outras crianças que estão aprendendo sobre os cascudos, a importância do Pantanal, do bioma e da conservação”.
Heitor Rezende, 5 anos, chegou cedo no Bioparque e fez questão de ver todos os detalhes da exposição. “Foi muito legal, aprendi sobre os cascudos. Eu gostei, foi muito bonito”.
Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque Pantanal destacou a importância das ações. “O Bioparque Pantanal é um espaço que une ciência, educação e encantamento, e o Dia das Crianças é uma oportunidade especial para despertar o amor pela natureza desde cedo. As atividades que realizamos foram pensadas para proporcionar momentos de aprendizado e diversão, estimulando a curiosidade e o respeito pelo meio ambiente”.
Caio Henrique Romero e Gabriel Issagawa
Foto: Lara Miranda