Iniciar uma conversa
Clique aqui para conversar comigo!
Pesquise agora em nosso site
Toda criança já ouviu falar do Saci Pererê, Iara e Emília, personagens que marcaram, atravessam gerações e fortalecem a cultura através do folclore brasileiro, celebrado dia 22 de agosto. Através do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Bioparque Pantanal, a criançada e as famílias terão oportunidade de prestigiar uma programação especial, popularizando o conhecimento cultural e regional.
As atividades incluem danças, a apresentação de um coral, contações de histórias como “Uma história no varal” do Sítio do Pica-Pau Amarelo e Mitos e Lendas do folclore de Mato Grosso do Sul, e também brincadeiras como um quebra-cabeça gigante. Todas essas ações despertam a imaginação e a curiosidade, que têm como objetivo promover a cultura de forma lúdica e divertida.
A diretora-geral do maior aquário de água doce do mundo, Maria Fernanda Balestieri, enfatiza que as atividades fortalecem dois dos seis pilares do ponto turístico: cultura e lazer. “Nosso objetivo é popularizar os conhecimentos regionais e nacionais, aproximando os visitantes não só da biodiversidade vista aqui no circuito de aquários, mas também da cultura e do folclore brasileiro. Com isso, trazemos a diversidade cultural para perto dos nossos visitantes. Eles vão conhecer a riqueza da nossa cultura e se tornarão multiplicadores no seu convívio diário”, afirma.
A diretora ainda diz sobre o resgaste da memória de infância. “Queremos que cada pessoa saia daqui não apenas com o resgate de memórias de infância e construindo memórias com familiares e amigos, mas com um senso de pertencimento e valorização da nossa herança cultural”.
A arte-pedagoga, Sueli Bonfim, fala sobre o resgate cultural de MS por meio de releituras. “O Bioparque é o maior veículo que temos para divulgar a nossa cultura, a nossa arte, a nossa história, a nossa ciência e a nossa pesquisa. Vamos resgatar a essência do folclore de Mato Grosso do Sul em um espaço não-formal que nos dá a possibilidade de oferecer novos conhecimentos culturais de forma lúdica. É a oportunidade perfeita para que todos aprendam e se conectem com a nossa rica herança de um jeito divertido e memorável”.
Horários e Dias
Terça-Feira (19/08)
09h e 15 h- Brincadeira do Toro Candil
Quarta-feira (20/08)
09h- Canto Coral infantil maestro jorge cáceres – músicas regionais
15 h – Caça ao Saci Pererê
Contação de história e brincadeiras
Quinta-feira (21/08)
09h – Contação de histórias com fantoches sobre os mitos do folclore de MS
15h – Brincadeira do Toro Cantil
Sexta-feira – (22/08)
09h – Grupo de Dança folclórica “Nos Passos do Franco”
15h – Contação de histórias Sítio do Pica Pau Amarelo – “Uma história no varal”
Caio Henrique Romero e Gabriel Issagawa
Foto: Gabriela Almeida