Iniciar uma conversa
Clique aqui para conversar comigo!
Pesquise agora em nosso site
De 3 a 5 de setembro, os visitantes do Bioparque Pantanal terão a oportunidade de vivenciar uma imersão no vasto universo da biologia durante a Semana da Biologia. Promovido pelo Núcleo de Pesquisas e Tecnologias (NUPTEC), o evento tem como objetivo mostrar ao público como a ciência pode ser divertida e educativa.
Durante a programação, os visitantes poderão explorar o fascinante circuito de aquários e conhecer pesquisas multidisciplinares desenvolvidas por estagiários do curso de biologia e que atuam no maior aquário de água doce do mundo.
Os estudos apresentados abrangem diversas áreas, como geociências, herpetologia (focada em cobras), botânica (estudo das plantas) e micologia (estudo dos fungos). Ao destacar o papel essencial da ciência e da pesquisa — pilares do Bioparque Pantanal —, o evento reforça a importância do desenvolvimento científico e educacional, além de valorizar o turismo científico como ferramenta de preservação da biodiversidade.
A coordenadora do NUPTEC, Ana Carla Pinheiro, explica que a exposição dos projetos é também uma forma de homenagear os biólogos.
“É uma oportunidade de destacar a importância desse profissional para a ciência e a sociedade. Queremos mostrar ao público que o trabalho realizado aqui vai além da manutenção dos aquários, contribuindo diretamente para o fortalecimento da biodiversidade e para a popularização da ciência”, afirma.
Já a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, ressalta a relevância da Semana da Biologia.
“Um dos nossos pilares é a pesquisa, e a participação dos estagiários ajuda a construir o conhecimento técnico-científico. É uma oportunidade para que eles apliquem, na prática, o que aprendem na universidade, em um verdadeiro laboratório vivo. Isso enriquece a experiência tanto dos estagiários quanto dos visitantes, evidenciando o potencial do turismo científico”.
Caio Henrique Romero e Gabriel Issagawa