Iniciar uma conversa
Clique aqui para conversar comigo!
Pesquise agora em nosso site
Em alusão ao Dia Nacional da Abelha, celebrado nesta sexta-feira (3), o Bioparque Pantanal, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), realiza uma programação especial voltada à conscientização sobre a importância desses insetos para o equilíbrio ambiental.
As atividades educativas incluem explanação sobre o tema, exposição de caixas de criação de abelhas nativas, possibilitando aos visitantes conhecerem de perto essas espécies tão importantes para o ecossistema, entrega de folder com informações sobre as diferenças entre espécies nativas e exóticas, e os riscos que estas últimas representam à biodiversidade, além de contação de história “Joca, Aninha e os polinizadores – Abelhas sem ferrão” e atividade lúdico pedagógica no espaço NEA (Núcleo de Educação Ambiental).
As abelhas são consideradas tão essenciais quanto a água para a manutenção da vida no planeta. Isso porque sua atuação como polinizadoras contribui para a reprodução de plantas, a preservação da biodiversidade e o equilíbrio climático. O objetivo da ação no Bioparque Pantanal é sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de cultivar plantas que sirvam de alimento para as abelhas sem ferrão, fortalecendo a conservação ambiental.
A programação desta sexta-feira integra as ações do programa de população da ciência do Bioparque. Para adquirir mais conhecimentos sobre a temática os educadores ambientais do NEA e condutores do Bioparque Pantanal participaram de uma formação no meliponário localizado dentro do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. A atividade, promovida pela Agraer, possibilitou o aprofundamento de conhecimentos sobre as espécies nativas, seus cuidados e a importância do manejo aliado ao cultivo de plantas que garantem sua sobrevivência.
Com essa iniciativa, o Bioparque Pantanal reforça seu compromisso com a educação ambiental e a preservação da biodiversidade, convidando a população a participar das ações e conhecer mais sobre a relevância das abelhas sem ferrão para a vida no planeta.
Eduardo Coutinho
Foto: Lara Miranda