Iniciar uma conversa
Clique aqui para conversar comigo!
Pesquise agora em nosso site
No sábado serão distribuídas 100 mudas de ipê
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, o Bioparque Pantanal, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), preparou uma programação especial. O objetivo é engajar os visitantes e as escolas em ações de conscientização ambiental e incentivar a conservação da natureza.
Neste sábado,20 de setembro, serão distribuídas 100 mudas de ipê aos visitantes do Bioparque Pantanal durante o período vespertino. Este ato simbólico visa transformar cada pessoa em um agente de mudança na preservação da biodiversidade.
A programação busca popularizar o conhecimento sobre a importância das árvores para a conservação do bioma Cerrado e alertar sobre a espécie invasora leucena. Além disso, as atividades destacam o papel das árvores na manutenção da biodiversidade e da vida humana, pois elas contribuem para a qualidade do ar, o equilíbrio climático e servem de abrigo e fonte de alimento para inúmeras espécies da fauna.
Uma das atividades desenvolvidas no Espaço NEA é a conscientização sobre a leucena (Leucaena leucocephala), uma árvore nativa do México, mas considerada uma espécie invasora na região do Cerrado. Por se reproduzir e se espalhar com grande rapidez, a leucena sufoca espécies nativas como o ipê, o jacarandá e a pata-de-vaca, prejudicando os habitats de diversos animais.
A diretora-geral do maior aquário de água doce do mundo, Maria Fernanda Balestieri, destaca a importância das ações.
“Nosso compromisso no Bioparque Pantanal vai muito além de ser apenas um local de visitação. Nossas ações são cuidadosamente alinhadas aos pilares ESG (Ambiental, Social e de Governança) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, garantindo que cada iniciativa contribua de forma positiva para o futuro do nosso planeta. Acreditamos que nosso papel é inspirar a todos a proteger a biodiversidade. Por isso, cada interação com os visitantes é uma oportunidade para educar e engajar. A distribuição de mudas e a explicação sobre a leucena, por exemplo, demonstram como as ações no nosso dia a dia podem gerar um impacto significativo. Queremos que cada celebração e cada experiência aqui dentro desperte a consciência de que todos nós somos responsáveis por construir um futuro mais sustentável”, comenta.
Caio Henrique Romero e Gabriel Issagawa