Educação Ambiental

Educação Ambiental

O Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque Pantanal (NEA) promove a Educação Ambiental no complexo, por meio do ensino formal e não-formal aos estudantes da Educação Básica, e articula ações pedagógicas entre as redes de ensino, no que tange ao acesso e uso dos seus espaços, dentre eles, o Laboratório de Pesquisa do Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque Pantanal (Lab-NEA).

Além disso, o NEA visa planejar e fomentar práticas educativas para preservação e pesquisa, propiciando e promovendo ações pedagógicas, programas e políticas públicas no âmbito do Bioparque. A equipe conta com profissionais da área da educação e inúmeras atividades já foram desenvolvidas com estudantes da Capital e interior do estado.


Projeto Florestinha

Crianças e adolescentes do Projeto Florestinha realizam trabalhos de educação ambiental em nosso complexo. Com a demonstração de animais taxidermizados, vítimas de atropelamento e outros desastres, o grupo explica aos estudantes que visitam o local sobre a importância de cada espécie e como preservá-las.


Contação de histórias

Atividades lúdicas como a contação de histórias são desenvolvidas com crianças e adolescentes com o objetivo de estimular a imaginação, sempre focando nas questões ambientais.

A prática pedagógica é sempre bem recebida pelos estudantes de diferentes idades. Entre os temas que foram abordados estão o Dia da Consciência Negra, Folclore, Incêndio na Pantanal, Acúmulo de lixo, Cuidados com a água, Dia da Árvores e Alimentação saudável.