Educação Ambiental

No Bioparque Pantanal buscamos sensibilizar para conscientizar nossos visitantes sobre a causa ambiental, fazendo com que eles saiam do passeio querendo fazer parte da solução dos problemas ambientais locais, regionais e mundiais.

Nossa estrutura conta com o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), composta por uma equipe multidisciplinar, com profissionais das áreas de arte, pedagogia e biologia, que atua nos espaços de produção e potencialização científica do Bioparque Pantanal. Essas ações, intencionalmente voltadas à perspectiva da educação integral, promovem autonomia e protagonismo em consonância com o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas pelos profissionais da educação.


Caderno do Clubinho Pantaneiros

O Clubinho Pantaneiros é a expressão viva e afetiva do Bioparque Pantanal, ao representar a diversidade étnica-cultural, fauna sul-mato-grossense e dialogar, em especial, com o público infanto-juvenil.

Composto por sete personagens, o grupo visa projetar porta-vozes para as ações educativas, recreativas e de marketing do Bioparque, referendando o espaço como um lugar atrativo e humanizado, que conecta educação, pesquisa e conservação, como também, proporciona conhecimentos e experiências memoráveis.

O projeto foi pensado coletivamente por um grupo de educadores multidisciplinares e a direção do Bioparque, no qual a educação ambiental é sustentada por suas ações de inclusão, conservação, pesquisa, inovação e lazer por meio da ludicidade. O pluralismo e contribuição mútua das ideias resultaram na primeira edição, com níveis de dificuldades que contemplam desde o público infantil, em processo de alfabetização, até o público adulto.

Alfabeto do Clubinho Pantaneiros

O “Alfabeto do Clubinho Pantaneiros” é um material didático-pedagógico destinado aos estudantes que visitam o Bioparque Pantanal. No Alfabeto, cada imagem foi pensada para relacionar as letras do alfabeto com a turma do Clubinho Pantaneiros e com a ictiofauna pantaneira visualizada durante o percurso no Bioparque Pantanal, a fim de auxiliar os professores em atividades de sala de aula e o público em geral a reconhecer a variedade da fauna e flora do Pantanal Sul-Mato-Grossense.

+Bio

Folheto que tem como objetivo incentivar práticas de conservação do meio ambiente e de divulgação de práticas sustentáveis.

Clube de Ciências

Reforçando o pilar da educação ambiental e a popularização da ciência em um espaço que oferece experiência e conhecimento, o Bioparque Pantanal lançou nesta sexta-feira (19), edital para seleção de projetos para Clube de Ciências.

A iniciativa visa estimular a pesquisa e o desenvolvimento estudantil, promovendo a integração entre a comunidade científica e a conservação da biodiversidade no bioma pantaneiro.

Projeto Bioparque Vai à Escola


O Projeto Bioparque vai à Escola visa enriquecer as experiências dos estudantes durante as visitas ao empreendimento e valorizar os processos de ensino das escolas do estado de Mato Grosso do Sul