Educação Ambiental

No Bioparque Pantanal buscamos sensibilizar para conscientizar nossos visitantes sobre a causa ambiental, fazendo com que eles saiam do passeio querendo fazer parte da solução dos problemas ambientais locais, regionais e mundiais.
Para tanto, foram desenvolvidas inúmeras ações e projetos, parcerias firmadas e colaborações realizadas com instituições públicas e privadas, destacando-se a atuação dos educadores mirins do Projeto Florestinha da Polícia Militar Ambiental, UCDB, CEAM, ICAS e Onçafari.


Nossa estrutura conta com o Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque Pantanal – NEA – que integra a Gerencia de Inovação e Conhecimento e é composto pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação Básica – Codeb – e por uma equipe técnica do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – Imasul.

A Codeb é o setor responsável pela organização e gerenciamento das visitas escolas, além de serem os atores principais que transformam a visita em uma experiência única para o público escolar. Essa coordenadoria além de planejar e fomentar práticas educativas para preservação e pesquisa, também visa propiciar e promover programas e políticas públicas, com vistas ao desenvolvimento histórico, econômico, ambiental e cultural do Estado de Mato Grosso do Sul.


A Coordenadoria constitui-se em uma equipe multidisciplinar, com profissionais licenciados, contemplando Arte, Biologia, Filosofia, Letras, Pedagogia e Psicologia, que atua nos espaços de produção e potencialização científica do Bioparque Pantanal, tais como: Bancada Multimídia, Biblioteca, Laboratório, entre outros. Essas ações, intencionalmente voltadas à perspectiva da educação integral, promovem autonomia e protagonismo em consonância com o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas pelos profissionais da educação.


Caderno do Clubinho Pantaneiros

O Clubinho Pantaneiros é a expressão viva e afetiva do Bioparque Pantanal, ao representar a diversidade étnica-cultural, fauna sul-mato-grossense e dialogar, em especial, com o público infanto-juvenil.

Composto por sete personagens, o grupo visa projetar porta-vozes para as ações educativas, recreativas e de marketing do Bioparque, referendando o espaço como um lugar atrativo e humanizado, que conecta educação, pesquisa e conservação, como também, proporciona conhecimentos e experiências memoráveis.

O projeto foi pensado coletivamente por um grupo de educadores multidisciplinares e a direção do Bioparque, no qual a educação ambiental é sustentada por suas ações de inclusão, conservação, pesquisa, inovação e lazer por meio da ludicidade. O pluralismo e contribuição mútua das ideias resultaram na primeira edição, com níveis de dificuldades que contemplam desde o público infantil, em processo de alfabetização, até o público adulto.

Alfabeto do Clubinho Pantaneiros

O “Alfabeto do Clubinho Pantaneiros” é um material didático-pedagógico destinado aos estudantes que visitam o Bioparque Pantanal. No Alfabeto, cada imagem foi pensada para relacionar as letras do alfabeto com a turma do Clubinho Pantaneiros e com a ictiofauna pantaneira visualizada durante o percurso no Bioparque Pantanal, a fim de auxiliar os professores em atividades de sala de aula e o público em geral a reconhecer a variedade da fauna e flora do Pantanal Sul-Mato-Grossense.

 Este material pode ser utilizado como:

– recurso visual de aprendizagem interativa;

– mural em sala de aula no processo de apreensão dos sons e escrita das palavras;

– cartas em jogos de mesa, estimulando a criação de palavras entre duplas de participantes;

– recurso para a leitura de imagens com associações aos fonemas das palavras;

– estímulo à pesquisa sobre os animais contemplados nas letras.

PROCESSO SELETIVO PARA CLUBE DE CIÊNCIAS DO BIOPARQUE PANTANAL

EDITAL Nº 01 2023 – PROCESSO SELETIVO PARA CLUBE DE CIÊNCIAS DO BIOPARQUE PANTANAL

PRORROGAÇÃO EDITAL Nº 01 2023 – PROCESSO SELETIVO PARA CLUBE DE CIÊNCIAS

EDITAL Nº 01 2023 – RESULTADO PRELIMINAR

EDITAL Nº 01 2023 – RESULTADO DEFINITIVO