Iniciar uma conversa
Clique aqui para conversar comigo!
Pesquise agora em nosso site
O Bioparque Pantanal é um empreendimento público estadual, vinculado à SEGOV, dirigido por uma Diretoria-Geral.
Inaugurado em 28 de março de 2022, o maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal, é um espaço firmado por importantes pilares, são eles, educação ambiental, pesquisa, conservação, inovação, inclusão, lazer e cultura.
Com 21 mil metros quadrados de área construída, 5 milhões de litros de água e 407 espécies de animais, o espaço conta com 239 tanques (31 de exposições, 1 de abastecimento, 1 de reúso de descarte de efluentes, 38 na quarentena e 168 voltados exclusivamente para a pesquisa, conservação, bioeconomia e sustentabilidade.
Alguns animais são destaques no Bioparque, como a famosa sucuri Gaby Amarantos, os jacarés, a esplêndida jaú Maria Fernanda e o pintado Adriano.
O complexo vai além da contemplação e tem como finalidade agregar experiência e conhecimento.
MISSÃO:
Ser um espaço de experiência e conhecimento.
Acolher a todos em um espaço inclusivo, acessível, dinâmico e inovador.
Proporcionar ao visitante um conjunto de atividades e experiências que conectam a educação e conscientização ambiental, pesquisa e conservação de espécies, o lazer, a inovação e a inclusão social.
Ser um empreendimento humanizado.
Orientar os visitantes pela educação ambiental.
Aumentar o elo do homem com a natureza através do contato com animais aquáticos e terrestres do Pantanal, e do Bioma e da biodiversidade dos cinco continente.
Difundir conhecimentos e contribuir para transformação da relação das pessoas com a natureza.
Transformar o meio ambiente e a sociedade a partir da transformação das pessoas.
Promover projetos de pesquisa e conservação de espécies, valorizar a saúde e o bem-estar animal e orientar os visitantes pela educação ambiental.
Ampliar as parcerias técnicas científicas com entidades públicas e privadas, organizações governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais.
Difundir os projetos de pesquisas já realizados no âmbito do Bioparque Pantanal, os resultados alcançados e os projetos em andamento.
Implementar projetos de educação ambiental já desenvolvidos.
Aprimorar e Expandir o projeto e as práticas pedagógica formais e não formais aplicadas aos estudantes no Bioparque Pantanal.
Expandir os projeto e práticas pedagógicas formais e não formais aplicadas aos estudantes para ambientes externos ao Bioparque Pantanal.
Promover, Aprimorar e divulgar programas de conservação de fauna silvestre, dentro/ou fora do seu ambiente natural, com base em pesquisa científica, educação ambiental e práticas pedagógicas formais e não formais.
Despertar o interesse do visitante em compreender as consequências do impacto ambiental causada pelo homem por meio de formas inovadoras de comunicação.
Promover o turismo sustentável e as belezas naturais do Mato Grosso do Sul.
Incluir o Bioparque Pantanal na rota turística do Mato Grosso do Sul.
Tornar o empreendimento autossustentável
Aumentar a projeção do empreendimento nacional e internacionalmente.
Aperfeiçoamento da tecnologia embarcada.
Implantar o Museu Iterativo da biodiversidade – MIBIO.
Implantar o Centro de Inteligência Artificial – Bioparque Pantanal.
Aprimorar a qualificação profissional de forma contínua.
VISÃO:
Ser referência na apresentação da biodiversidade e das belezas naturais de peixes e outros animais dos biomas brasileiros e outros continentes.
Tornar o empreendimento a principal atração turística do Mato Grosso do Sul.
Ser referência em saúde e bem-estar animal.
Tornar o Centro de Conhecimento e Inovação do Bioparque Pantanal referência em projetos de conservação e pesquisa científica.
Tornar referência o Núcleo de Educação Ambiental – NEAB BIOPARQUE PANTANAL
Tornar o Centro de Conservação de Peixes Neotropicais – CCPN BIOPARQUE PATANAL referência em reprodução de espécies neotropicais.
Ser referência em acessibilidade e no atendimento de pessoas com deficiência e idosos.
Alcançar padrão de excelência no atendimento dos visitantes.
Conservar a estrutura física do empreendimento
Tornar o empreendimento referência em inovação e tecnologia
Implantar um programa de fomento.
VALORES:
Os valores do Bioparque Pantanal são alicerçados na:
Com a proposta de ser um espaço de experiência e conhecimento, todas as ações e projetos realizados no Bioparque Pantanal estão ligados aos pilares que sustentam o empreendimento, sendo eles: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PESQUISA, CONSERVAÇÃO, INOVAÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL E LAZER.
Buscamos atender as necessidades de todos os visitantes de forma integralizada, a fim de proporcionar uma experiência única a todos durante o passeio e permanência no local.
Com um equipe de condutores e educadores ambientais treinados e capacitados, o visitante tem uma experiência única através do atendimento inclusivo, além de tecnologia assistiva com libras, audiodescrição e experiência tátil para cegos. Durante o percurso, o visitante encontrará e receberá informações desde o contexto arquitetônico e estrutural, fauna de peixes e seus respectivos ambientes, representatividade cenográfica e plantel de cada tanque e recinto, além de conhecer sobre a cultura local através da exposição itinerante do museu.
Inspirar e gerar reflexões sobre a biodiversidade e sustentabilidade do nosso bioma para todos é a nossa missão. Além da operação da visita guiada, o visitante tem acesso a numerosos totens informativos com curiosidades sobre as espécies e sua origem.
Com responsabilidade socioambiental procuramos conscientizar e sensibilizar o visitante da importância e urgência da preservação das espécies e conservação ambiental, diante de uma sociedade e planeta em constante transformação.
Por meio de protocolos e rotinas, tecnologia de alta eficiência energética e equipes comprometidas, dinâmicas e integradas, garantimos os parâmetros adequados da água, a saúde e o bem-estar dos animais que habitam nossos tanques e recintos.
O Bioparque Pantanal promove medidas concretas para o bem-estar dos animais. Contamos com um setor de “Bem-estar” composta por uma equipe técnica especializada de biólogos, veterinários, zootecnistas, engenheiro de aquicultura e químico, para atender a um só tempo, todas as necessidades das 359 espécies que habitam nossas instalações. Atividades como o enriquecimento ambiental e o estímulo através do manejo assistido são ferramentas importantes para provocar os instintos naturais dos animais em cativeiro.
Comprometidos com a conservação ambiental e manutenção de espécies, criamos o Centro de Conservação de Peixes Neotropicais (CCPN Bioparque Pantanal), onde desenvolvemos projetos de pesquisas e cooperação técnico científicas com instituições nacionais e pesquisadores internacionais a fim de nos tornarmos referência em reprodução de espécies, em especial, as mais sensíveis, raras e ameaçadas.