Iniciar uma conversa
Clique aqui para conversar comigo!
Pesquise agora em nosso site
Fruto do projeto piloto Clube de Ciências desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Bioparque Pantanal, o e-book Genius foi lançado na tarde de segunda-feira (12), com produtos e serviços para atendimento ao público do maior aquário de água doce do mundo. O resultado final se deu pela parceria com o Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação – CEAM/AHS.
O livro digital contou com a participação de 64 estudantes da rede estadual de ensino, professores e equipe do NEA. Os estudos foram realizados durante dois meses, contando com coletas em campo, pesquisas e apresentação do produto final. Entre os produtos desenvolvidos estão a implantação de soluções em formato de mídias digitais, atendendo ao uso dos visitantes na bancada multimídia do complexo; produção de placas de identificação da flora emblemática do Parque das Nações Indígenas em QR Code e a construção de catálogos de diversas plantas do entorno do parque.
Para a diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri após muita dedicação estão sendo colhidos os resultados positivos. “Percebemos o tanto que avançamos dentro dessa proposta desenvolvida pelo NEA, tendo todo um alinhamento e parceria de todos. Me enchia de orgulho ao passar pelo nosso laboratório e ver o desenvolvimento dos trabalhos, vocês nos ajudaram a construir uma linda história”, disse.
Representando o govenador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha destacou a importância do Bioparque Pantanal para a ciência. “O espaço foi criado pra isso, não é apenas um aquário do Pantanal. Em estudos preliminares lá atrás, antes da inauguração nós resolvemos colocar Bioparque Pantanal, porque queríamos trazer a ciência, a tecnologia e o desenvolvimento aqui pra dentro”.
O e-book teve como finalidade divulgar as percepções pedagógicas e os resultados produzidos no processo de implantação do Clube de Ciências que visa fortalecer a autonomia dos estudantes e proporcionar momentos de aprendizagem e enriquecimento curricular, pelo desenvolvimento de competências técnicas, acadêmicas, científicas e tecnológicas, a partir dos conhecimentos, instrumentos e tecnologias criados e disponibilizados no Bioparque Pantanal.
Clube de Ciências
O Clube de Ciências do Bioparque Pantanal tem como proposta firmar parcerias com redes de ensino pública e privada no contraturno das aulas escolares, contribuindo, assim, com o sucesso das atividades extraclasse.
Rosana Lemes
Fotos: Eduardo Coutinho