Iniciar uma conversa
Clique aqui para conversar comigo!
Pesquise agora em nosso site
Conhecido como “monstro aquático”, os axolotes são animais populares e admirados, principalmente por crianças e adolescentes. Levando em consideração a popularidade da espécie e os problemas enfrentados por ela o tráfico de animais foi apresentado para estudantes da Escola Municipal Professor Luiz Cavallon nesta quarta-feira (31).
O projeto apresentado faz parte do Programa Vem pra UFMS: Ciência nas escolas e foi desenvolvido pela Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Tecnologias do Bioparque Pantanal, Dra. Ana Carla Pinheiro Lima; Diretora-Geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri sob orientação do Professor Dr. Valter Aragão do Nascimento, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da UFMS.
De acordo com a pesquisa, os axolotes sofrem ameaça de extinção, devido as significativas mudanças no seu habitat natural, bem como a poluição da água, a destruição de seus ecossistemas e o comércio ilegal. Atualmente, o Bioparque Pantanal possui dezenas de axolotes que foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), vítimas de tráfico de animais exóticos.
Rosana Lemes, Bioparque Pantanal
Foto: Eduardo Coutinho